domingo, 17 de Março de 2013

O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias

O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias é um livro de contos escrito por George R. R. Martin. A medida que for lendo os contos irei dando a minha opinião, e no final farei um resume dos contos e escreverei a opinião final do livro.

Assim sendo aqui fica a minha opinião aos dois primeiros contos.

As Solitárias Canções de Laren Dorr



Este é o primeiro conto do Martin que leio e, para primeiro, gostei bastante. 

É uma história de fantasia em que Sharra, uma mulher que possui a capacidade de viajar entre mundos, aterra num lugar novo. Mas este lugar está deserto, o único ser vivo que encontra é um homem, Laren Dorr, que habita aquele mundo a milhares de anos, e cujas memórias já foram alteradas. Laren Dorr, já não se lembra do seu passado, apenas sabe que foi castigado pelos Sete Guardiões. Para Laren algo que lhe dá prazer é cantar e ao fazê-lo, quem o ouve consegue visualizar a cantiga. É um dos seus poderes.

Apesar de ser um conto pequeno gostei muito dele. Laren Dorr é uma personagem interessante e misteriosa, existem muitas coisas que não sabemos sobre dele.

Um outro aspecto que gostei foi a introdução que Martin fez antes do conto, onde ele nos explica o seu percurso enquanto escritor de fantasia/ficção cientifica, o que permite contextualizar este conto. Fiquei com pena é que o autor não tenha seguido com a sua ideia inicial, que era continuar a escrever mais sobre Laren Dorr.

Classificação individual: 8/10*


O Cavaleiro de Westeros

O segundo conto do livro é passado em Westeros, e tal como a saga principal, deste autor, está fantástico. Esta história conta-nos o episódio da vida de Dunk, o escudeiro de Sor Arlan, em que este encontra um rapaz, Egg, que quer ser seu escudeiro. Ao inicio Dunk não quer nada com o rapaz, mas aos poucos e poucos vai criando uma ligação com o mesmo, e que mais tarde o vai meter em sarilhos. Durante o torneio em Vaufreixo são-nos apresentados diversos membros da família Targaryen, herdeiros ao trono, príncipes e seus filhos, que de algum modo irão influenciar o rumo da história das Crónicas de Gelo e Fogo.

Gostei bastante de algumas personagens, como o Dunk, o Egg, o Raymun Fossoway e o príncipe herdeiro Baelor Targaryen. Confesso que durante a leitura deste conto tive que consultar a arvore genealógica da família Targaryen, o que me deu muito gosto, pois pude conhecer mais alguns membros da mesma. Na saga principal Daenerys é a personagem desta família que vamos conhecendo uma vez que ela é a ultima da sua linha.

É um excelente conto de fantasia, e que também gostava de ver a sua continuação. O facto de acabarem tão rapidamente é uma das razões que fazem com que não seja uma grande adepta de contos. No entanto até agora estou a gostar bastante dos contos do Martin.

Classificação individual: 8,5/10*

4 comentários:

  1. Olá ana,

    Bem agora fiquei imensamente curioso, penso que não haverá mais contos sobre Westeros, mas pelo que tenho lido Martin é muito bom em FC e parece que partilhas da mesma opinião :)

    Sempre quero ler a tua reação aos restantes contos e sinceramente não tenho mesmo previsto ler o livro este ano.

    O único livro que tenho assinado pelo escritor e o teu também deve estar :D

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha...
      Pois até agora que se saiba não há mais contos de Westeros =( pode ser que um dia ele decida escrever mais. Mas entretanto ele tem é que se ocupar com a Saga =P eheh
      Não posso falar ainda da Ficção-Cientifica escrita pelo Martin, pois ambos os contos que li são de fantasia =P
      Também não tinha previsto ler este livro para já, só que como terminei o livro que estava a ler antes da leitura conjunta, e como não queria ficar a meio de um livro quando esta começasse, decidi ler um livro de conto (pois tb faz parte do meu objectivo), e este foi que me chamou à atenção =P
      Sim o meu também está assinado pelo Martin. Quando o comprei quis que ele autografasse, por isso lá fiquei até as tantas no teatro. Mas valeu a pena! =)
      bjs

      Eliminar
  2. Oi Ana,
    interessei-me pelo livro "O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias", e já me informei q uma editora daqui irá publicar esse livro ainda esse ano, e já está disponibilizado na Net pata quem quiser, os três primeiros contos, vou lê-los e comento com vc, certo? E parabéns sua escolha literária é muito boa, pelo menos para mim, pois, sempre q venho aqui, saio querendo ler algum livro q vc está lendo!

    bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda...
      Ainda bem que a editora vai publicar o livro. Ainda não posso afirmar se todo o livro é bom, pois ainda não o terminei... Primeiro irei terminar o Duna de Frank Herbert. Mas penso que é sem dúvida um bom livro este do Martin... Já que tens três contos do livro aproveita para os leres. Fico a espera do seu comentários aos mesmos...
      Obrigada... calha termos os mesmos gosto literários... mas este ano quero ver se leio estilos mais diversificados, até agora ainda não variei muito, a ver se daqui para a frente me porto melhor! =P eheh
      Bjs e boas leituras... =)

      Eliminar